Noite do Bonfire

BONFIRE NIGHT NO REINO UNIDO

FINALMENTE SAI DE CASA NO INÍCIO DE NOVEMBRO PARA VER DO QUE SE TRATAVA BONFIRE NIGHT OU COMO ELES FALAM POR AQUI, GUY FAWKES NIGHT!

bonfire night united kingdom 2

Quando eu descobri do que se tratava o Guy Fawkes Night eu fiquei um pouco perplexa com que eu estava lendo. A história que ocorreu foi que, em 5 novembro de 1605, houve uma tentativa de explodir a House of Lords, o parlamento britânico, aonde o então Rei na época, Rei James I estava presente. Havia uma conspiração para acabar com a vida do Rei, chamada de Conspiração da Pólvora ou Trama da Pólvora e era formada por um grupo de católicos ingleses e, um dos membros, chamado Guido Fawkes, foi encontrado cheio de explosivos bem debaixo da house of Lords e então esse plano de explodir a câmara dos lordes durante a abertura do parlamento, foi por água abaixo.

O  motivo? parte da intenção da Conspiração da Pólvora era matar o Rei e colocar a sua filha de 9 anos no trono, como chefe de estado católico.

Depois que o Guido, ou o Guy, foi encontrado com os explosivos em mãos, eles foram mortos da maneira mais cruel possível. Assim era feito com todos que tentassem contra a vida de uma realeza.

Era uma coisa de bárbaro mesmo: Os órgãos genitais eram cortados e queimados diante dos olhos do culpado, e seus intestinos e corações removidos. Para depois serem decapitados e as partes desmembradas de seus corpos exibidas para que se tornassem "presas das aves do ar". entre um e outro eles eram puxados por cavalos até aonde seriam decapitados. Leve, não? Isso era uma mensagem bem clara.

As primeiras celebrações tem histórico a partir de 5 de novembro de 1607 e em Londres a partir de 1608. A celebração Bonfire Night, diz a respeito sobre o atentado à vida do Rei, então os fogos de artifício. O dia da Traição da Pólvora, ou Guy Fawkes Night celebra a queima da fogueira, que por muitas vezes tinha um boneco representando o Guido Fawkes nela. Nessa que eu fui ver não tinha. E para ser bem sincera, eu só fiquei sabendo disso tudo por que fui pesquisar. ninguém fala ou comenta sobre a história verdadeira, acho que está se perdendo na história. Ainda mais com uma pérola que escutei de um britânica no início do evento.

 

 

 

Bonfire Night
Source: Punch magazine, Novembro 1850
bonfire night united kingdom gabi schiller1

Como foi nossa primeira ida a esse evento (o maior deles acontece no Heaton Park) eu e o Rafael saímos com 3 horas de antecendência para acharmos um bom lugar pois não sabíamos como ia ser. Estava um frio do cão e quando chegamos não tinha quase ninguém!! Então conseguimos um lugar bem na grade e no vídeo abaixo vocês conseguem perceber isso, nada e nem ninguém na nossa frente. A medida que ia chegando perto dos fogos ia aparecendo gente pra tudo quanto é lado, de repente chega uma mulher com 3 crianças e pede pra gente dar espaço para os filhos delas, o que obviamente, fiquei relutante, ora bolas, cheguei antes e estava passando frio para estar ali naquele espaço. Mas dei espaço para um dos filhos, que não parava de bater a cabeça em mim. Maravilha!!!! Então antes de começar os fogos a mulher começou a reclamar de novo que os outros filhos não iam conseguir ver os fogos e que deveriamos dar espaço para as crianças pois se tratava de um evento para CRIANÇAS! Hein???? Eu chamei os seguranças e eles estavam ameaçando de nos colocar para fora, porque eles estavam só escutando a versão da mulher sobre as crianças. Um casal que estava ao meu lado, que chegou depois da gente, chamou os outros seguranças e explicou que a mulher chegou em cima da hora e estava causando. Então o segurança que estava quase nos pondo para fora pediu desculpas e nos pediu para chamar ele se algo acontecesse novamente. Os fogos nem tinham começado e eu já queria ir embora, mas tinha uma multidão atrás de mim. Eu acredito que ao menos mais de 10.000 pessoas estavam nesse parque. Passado os stress causado pela mulher sem educação, nós quase congelamos mas conseguimos gravar os 15 minutos de fogos. Vou falar que pareceu o novo ano no Brasil. Depois voltamos para casa rindo do que havia acontecido e jogamos algumas partidas de tranca.

BONFIRE NIGHT VIDEO

You May Also Like