Pare de fazer sorteios no Instagram

pare de fazer sorteios no instagram

Saiu mais uma atualização dos termos de uso do Instagram. Nessa nova versão lançada recentemente, a rede social listou os conteúdos que eles recomendam ou não fazer em seus perfis.

Um dos tipos de conteúdo que não é recomendado pela rede são os sorteios. Essa decisão foi baseada no desejo dos usuários da plataforma. E, não preciso nem dizer que esse foi o item da lista que mais chamou minha atenção.

Eu mesma já fiz sorteios no meu perfil. Inclusive, alguns dos que fiz em 2019 eram em parceria com marcas de UK e USA e eu não vi um resultado realmente significativo, apesar de resultados muito positivos nos anos anteriores, mais ou menos nos anos de 2017 e 2018.

Mas, vamos lá! Hoje, a plataforma tem mais de 1 bilhão de contas. Porém, não é possível saber ao certo o número de usuários ativos.

pare de fazer sorteios no instagram

Alguns amigos do Rio de Janeiro compartilharam comigo a quantidade de scam que eles recebem no dia a dia. E esse scam chega por diversos meios, seja e-mail, mensagem de texto ou telefonemas. E, o que podemos dizer é que esse spam chegou também no Instagram.

Cada vez mais, vemos casos de scammers copiando contas e/ou entrando em contato com participantes de sorteios. Afinal, para saber quem está participando é só ver quem comentou na publicação do sorteio. Eles entram em contato dizendo aos participantes que eles ganharam o sorteio e que devem pagar, por exemplo, o envio do prêmio. Tem acontecido muito!

Já aqui na Europa, vi que alguns usuários têm reportado que sua conta foi deletada após fazer sorteios. E sabemos o quão difícil, praticamente impossível, é falar com Instagram. Ou seja, dificilmente essas contas são recuperadas.

pare de fazer sorteios no instagram

Aconteceu comigo

Eu mesma passei por uma situação super desagradável. Mês passado, quando a conta de uma cliente foi deletada por ter violado os termos do Instagram, sendo que não foi o que realmente aconteceu.

Estávamos preparando para o lançamento da marca dela e o perfil era seguido por apenas 10 familiares, o perfil era privado, só tínhamos 8 posts e nenhuma mensagem trocada. Recebi um e-mail da cliente dizendo que não conseguia encontrar mais o perfil na pesquisa. Ela não tinha a senha da conta, apenas eu. Quando fiz login, vi a mensagem de que o perfil tinha sido desativado.

A partir daí, começamos o processo de recuperação da conta. O primeiro passo foi enviar uma foto com o código que o Instagram forneceu. Depois de ficar mais de duas semanas aguardando e não ter resposta, enviei um novo e-mail.

O Instagram respondeu com a mesma mensagem do primeiro e-mail, dessa vez com um código novo. Com o deadline do projeto atrasado, acabei optando por criar um novo perfil. Marca lançada e estamos postando diariamente.

Semana passada, ao fazer login na conta nova, pediram para redefinir a senha. Como podem ver na imagem, a conta foi temporariamente "trancada" por suspeita de atividade.

Portanto, se você depende do Instagram para trabalho ou ganha dinheiro através da plataforma, estude sobre os novos termos (clique aqui para ver) e esteja sempre em concordância com as diretrizes. Pois os tempos são outros e provavelmente você não conseguirá a sua conta de volta.

Bem-vindos ao novo Instagram!

pare de fazer sorteios no instagram
You May Also Like