Árvore de Avocado

Árvore de Avocado

Este artigo foi originalmente postado no dia 08.02.2019 e atualizado em 25.08.2022
Como plantar Arvore de Avocado - gabi schiller

Minha paixão por cultivar avocado nasceu quando me mudei para o Reino Unido, quando comecei a introduzir avocado diariamente na minha dieta. E eu estou muito feliz em compartilhar uma das minhas paixões com vocês!!!

Cultivar avocado hidropônico, como eu costumo falar, pode ser um hobby muito viciante, começa com um, de repente aparece 4 e depois quando você percebe tem um "jungalow" em casa.

DSC00557
IMG_6555 2
Como plantar Arvore de Avocado - gabi schiller

Lancei uma enquete no instagram (me segue lá se você ainda não segue), se postava ou não sobre com cultivar uma árvore de avocado, então como a enquete foi positiva, aqui vai um mini tutorial do passo a passo para ter essa árvore hidropônica.

A técnica que eu estava usando antes não estava dando muito certo. Depois peguei umas dicas no instagram de um australiano que ama planta tanto quanto eu, @leafy.lane e ele deu uma dica para tirar a casca da semente e colocar dentro de um pote (com tampa) envolto em um papel molhado e deixar em um local escuro, ou na geladeira até germinar.

1º teste
Eu fiz o teste e a primeira semente germinou após quase 2 meses.

 

2º teste
No segundo teste eu coloquei três sementes e além da água eu adicionei um pouco de água oxigenada líquida vol. 17 (peróxido de hidrogênio 5,1% p/p) que eu comprei na Espanha, porque em UK é impossível de encontrar. Eu encontrei as sementes germinadas com 11 dias. Agora vai!!!!!

DSC00550
avocado tree
DSC00537

Você vai precisar de apenas de 5 coisas para fazer isso.

1 semente de avocado

1 pote com tampa 

1 papel toalha

Água

Algumas gotas de água oxigenada

 

Não esqueça do passo a passo que comentei acima:

Tirar a casca da semente delicadamente e depois com o material acima, colocar dentro do pote envolto no papel toalha molhado. Não esqueça de olhar toda semana, inclusive para ver se precisa reposição de água. A semente deve estar sempre molhada. 

DSC00540

Cuidados

Trocar a água a cada dois dias, nunca deixar faltar água (a raiz que está nascendo precisa ficar submersa, sempre)! Depois de 2 a 3 semanas a parte da árvore já estará grande. A partir daí já pode mudar para um vaso com uma altura boa mas com a boca pequena, veja a primeira foto acima para ver como estou deixando as minhas. Por fim, o galho começa a nascer, mas tenha em mente que é um processo que depende do tipo de semente que você está usando e clima. Troque a água semanalmente.

Muito importante: Anote a data que começou o processo. 

Se quiser pode plantar também na terra após a raiz nascer. Hoje tenho alguns pés, mas requer um terra composto com perlita. 

Eu tenho usado fertilizante (NPK = nitrogênio, fósforo e potássio) uma vez por mês para dar um boost nas plantas na primavera e verão. A minha primeira tentativa de avocado ( a do vaso maior) deu folhas pequenas e não cresceu mais. Após o inicio com fertilizantes, começou a dar mais folhas e a árvore que tem folhas maiores eu comecei a dar "comida" desde de cedo, então dá pra ver uma diferença enorme.

Por último, se alguns dos deus pés não estiver acompanhando o crescimento dos seus outros avocados, então você deve cortar o topo do galho para dar um boost na planta, ou vai crescer um galho novo, ou pode crescer dois galhos em forma de U, ou simplesmente continuar crescendo como se nada tivesse acontecido... Afinal, apesar de tentarmos, não controlamos a natureza!

DSC00578

Nem todos os seus pês de avocados serão iguais e isso depende de vários fatores, como o tipo da semente, o local de crescimento, por exemplo. Desde 2019 eu já tive vários pés, tanto na água como na terra. Já tive pés grandes que morreram... é um verdadeiro teste de paciência e entender o que funciona para você e para sua planta e o mais importante, como é a luz de dentro da sua casa. No meu caso, aqui na Inglaterra, isso faz uma grande diferença, já que no inverno não vemos quase a luz do dia, sempre cinzento e escuro e hoje em dia eu recorro a lampadas  para cultivo de plantas.

Deixe nos comentários o que acham dessa técnica e se ja tentaram alguma vez plantar semente de avocado.  

You May Also Like