Ilha de Anhatomirim

 


Fortaleza de Santa Cruz

Sou uma pessoa que gosta muito de história, saber os eventos do passado e estar presente nesses lugares sentindo a energia é indescritível. Em Florianópolis existem três fortalezas, dentre elas, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim (por causa do nome da ilha) foi a mais importante pois tinha uma visão mais privilegiada dos inimigos que chegavam por mar. Ela foi construída em  1739 pelos portugueses e teve um papel importante no sistema defensivo da Ilha.

Já na época da Revolução Federalista (1892-1893) foi usada como presídio e área de execução de muitos revoltos contra a posse forçada do Presidente Marechal Floriano Peixoto. Só pra entender o que houve, em 1891, época em que foi projetada a segunda constituição do Brasil pelo então presidente e proclamador da república Marechal Deodoro da Fonseca, este renunciou ao cargo em menos de 1 ano, e segundo a nova constituição, presidentes que permaneceram por menos de 2 anos no mandato, deveria o vice ser empossado provisoriamente para que houvesse uma nova eleição direta. Só que o bonitinho do Floriano Peixoto, resolveu que ia ficar no cargo. Após isso os generais se rebelaram e exigiram a saída do vice empossado, visto que ia de encontro com a constituição vigente. Sabe o que aconteceu? Todos os 13 generais foram exonerados. Após isso começou meio que uma guerra no Brasil e os militares da Revolta da Armada caíram para o sul para se juntar com os dois partidos que formavam a Revolta Federalista e queriam a qualquer custo tomar o poder. Aí que entra a Fortaleza de Anhatomirim. Ordenado pelo presidente “Marechal de Ferro”, como era conhecido, virou prisão para todos esses que se revoltaram contra o Vice-presidente empossado arbitrariamente.

Diz a lenda que muitos foram mortos lá, inclusive dentro da ilha eu conheci a árvore que dizem ser a árvore dos enforcados. Quando cheguei e li sobre a história, fiquei arrepiada. Mas ninguém diz que isso realmente ocorreu. Então fica só no nosso imaginário.

De influência oriental, a portada cujo acesso se dá através de uma escada de lioz (um tipo raro de calcário que ocorre em Portugal).

Foto tirada do segundo andar do primeiro paiol da ilha, aonde era guardada toda a pólvora. Na foto área da ilha (acima) é possível ver o prédio branco bem na direita, ao lado da torre.

O novo paiol alem de ficar no lado escondido da ilha, era uma casa com um esse muro em volta e um corredor que rodeava a casa.

Na parte de cima ficava a tropa e na parte de baixo era o lugar de prisão preventiva ou provisória de inimigos, ou até mesmo dos soldados da Fortaleza.

E no final das contas não adiantou nada, o Floriano Peixoto continuou no poder até 1894, Ano em que Prudente de Moraes foi eleito e depois disso o povo do sul viu que tinha mais perdido do que ganhado com a guerra, então, após o novo presidente assumir, fez um acordo de paz.

Deixe seu comentário abaixo se gosta de histtória como eu, se tem algo para acrescentar no no meu post ou se gostaria apenas de deixar uma mensagem ♥

You May Also Like